Detalhes da Notícia

_27022014_Siconfi_Serpro_pequena.jpg

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Tesouro divulga alterações no PCasp para 2015

A versão do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp) para 2015 foi divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).


A versão do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp) para 2015 foi divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais para aSíntese de Alterações do PCasp 2014 para o PCasp 2015,que entre as mudança, traz modificações para criar o grupo Custo de Mercadorias Vendidas (CMV), Custo do Serviço Prestado (CSP) e Custo dos Produtos Vendidos (CPV). Agora os registros desses custos ocorrerão apenas no momento das vendas. 

A Confederação também destaca a criação das seguintes contas: custos das mercadorias, produtos e serviços vendidos, reserva legal para dividendo obrigatório não distribuído, doações entre entes, controles para dívida ativa, entre outras. O documento lista a relação de contas alteradas. 

A entidade aconselha que os gestores estejam atentos às mudanças, uma vez que o PCasp traz uma estrutura básica formada por um conjunto de contas previamente estabelecidas, que são utilizadas para registrar contabilmente os atos e fatos da administração pública municipal. 

Essa estrutura de contas do Plano foi composta por oito classes: Ativo, Passivo, Variação Patrimonial Diminutiva, Variação Patrimonial Aumentativa, Controles da Aprovação e Execução do Planejamento e Orçamento, Controles Devedores e Controles Credores. Além dos Municípios, os governos estaduais e federal também devem adotar a nova estrutura de contas a partir do exercício de 2015. 

Veja na íntegra a síntese aqui


Fonte: www.cnm.org.br

Ver todas

Leia Também

Treinamento Modulo Saúde

Bw Sistemas realiza  Treinamento do Modulo Saúde apresentando as Inovações do Sistema #PEC #TFD #HÓRUS #FATURAMENTO. [ ... ]

Integração de vacina com E-sus 3.0

Senhor usuário a BW Sistemas, vem através desta solicitar que seja atualizado a Base local do E-sus para a nova versão 3.0.A BW Sistemas, sempre em b [ ... ]

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Orientações sobre o enquadramentoda despesa com pessoal de acordo com a LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4DE MAIO DE 2000(LRF). Clique aquip [ ... ]

Folder On-Line