Detalhes da Notícia

_Imagem___site_BW_9.jpg

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pesquisa da CNM mostra principais dificuldades dos Municípios com o Siconfi


Após pesquisa, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) diagnosticou as principais dificuldades das administrações municipais na prestação de contas anuais por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A entidade visa instrumentalizar os Municípios brasileiros na adequação aos novos padrões contábeis.

Um total de 3.607 entes municipais de todas as regiões do País responderam a pesquisa da CNM. Os resultados mostram que a maior dificuldade, encontrada por cerca de 40% dos Municípios pesquisados, refere-se ao preenchimento das planilhas do Siconfi. Este problema foi constatado pela equipe técnica de Contabilidade da CNM, que só no ano passado atendeu mais de mil questionamentos para sanar dúvidas nesse sentido.

Outra dificuldade refere-se à falta de pessoal técnico capacitado. Isto em parte pode ser minimizado com a leitura dos manuais e vídeos tutoriais divulgados na página da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), recomenda a CNM. 

Demais dificuldades
Outros 15% dos Municípios pesquisados também relatam dificuldades de acesso à internet, o que dificulta o envio da Declaração de Contas Anuais (DCA). Uma recomendação é que o Município baixe a versão off line da Declaração, preencha os dados e procure um pólo de digitação mais próximo para que as informações sejam enviadas.

Entre os Municípios consultados, 10% ainda encontram dificuldades em obter a certificação digital exigida para o envio da DCA. Neste caso, os gestores municipais devem buscar alternativas, como a certificação digital disponibilizada pelo Ministério da Saúde para regularização do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).

Acesse aqui os resultados da pesquisa na íntegra

Tutorias da STN aqui
Ver todas

Leia Também

Treinamento Modulo Saúde

Bw Sistemas realiza  Treinamento do Modulo Saúde apresentando as Inovações do Sistema #PEC #TFD #HÓRUS #FATURAMENTO. [ ... ]

Integração de vacina com E-sus 3.0

Senhor usuário a BW Sistemas, vem através desta solicitar que seja atualizado a Base local do E-sus para a nova versão 3.0.A BW Sistemas, sempre em b [ ... ]

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Orientações sobre o enquadramentoda despesa com pessoal de acordo com a LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4DE MAIO DE 2000(LRF). Clique aquip [ ... ]

Folder On-Line